Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012


Um motor home (com uma lambreta!) segue para o Parque Nacional Los Alerces. (foto: Fran)
 Dia 19 - 09/01/2012 Parque Nacional Los Alerces

A cultura do camping ainda é muito forte na Argentina. Mochileiros, trailers, motor homes aparecem aqui com uma freqüência bem maior que no Brasil. Talvez a explicação seja simplesmente econômica – o desenvolvimento da economia brasileira impulsionou o mercado das pousadinhas e fez a indústria do camping praticamente desaparecer. Mas apostaria em outro motivo também: os parques nacionais argentinos são mais espetaculares que os nossos e mais bem servidos para quem gosta de acampar ao lado de uma fogueira – muitos deles, veja só, não têm répteis e isto significa ficar livres das cobras. 

Os alerces, árvores gigantes. (foto: André)
 Um dos parques espetaculares da Argentina fica próximo de Esquel – o parque nacional Los Alerces. Em segundo lugar entre os seres vivos mais antigos da terra (perde somente para seu arqui-rival, as sequóias norte-americanas), o alerce é uma árvore que cresce míseros cinco centímetros a cada 100 anos. As maiores, que estão no parque, são milenares e podem chegar a 60m de altura (um prédio de 20 andares), com diâmetro de 4m. Não bastasse o alerzal, o parque também oferece um conjunto de lagos verde esmeralda, estupidamente verdes, daqueles que parecem existir só no photoshop.

A ilha rodeada de lagos, onde fizemos nossa caminhada. Cor da água sem photoshop! (foto: André).
Mais um lago com águas verdes (foto: André)
E quem precisa? (foto: Fran)
 Passamos o dia fazendo caminhadas no parque e também acessando diversas enseadas, em estradinhas de rípio. O dia estava chuviscando (pudemos comprovar a eficiência das capas que compramos em Ushuaia), mas o sol apareceu quando deveria aparecer, na vista mais bonita do parque.
Pessoal triste com a visita ao parque. (foto: André)
 À tarde, conhecemos Trevelin, mais uma cidadezinha de colonização galesa na Argentina. Trevelin é famosa pelas casas de chá e a Fran não quis perder a oportunidade de jeito nenhum. Eu, já farto de comer pão dentro do carro e longe de ser um fanático por doces, não aproveitei muito, mas as tortas de frutas silvestres típicas da região fizeram sucesso entre as meninas.

À noite, num barzinho indicado pelo recepcionista do hotel, comemos nosso bife de chorizo do dia no Cheers, um resto bar ótimo de Esquel.

2 comentários:

  1. Melhor foto do dia: montanhas com lambreta!
    Abração do
    Tovo

    ResponderExcluir
  2. Então, esta é da Fran, que é uma excelente fotógrafa também! Abração, André.

    ResponderExcluir