Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2015

Dia 6 – Berinjela e o Valle Hermoso

Dia 30/12 - Malargue


Hoje seria um dia para se divertir com o Berinjela. O Berinjela é o nosso novo Suzuki que, sim, tem a cor de uma berinjela. Isto porque iríamos para o Valle Hermoso, um dos destinos famosos para jipeiros que querem fazer trilhas nos Andes. Neste caso, é uma trilha bem leve, nada cabeluda – carros normais também fazem, mas com muito mais dificuldade.

Ponte para chegar na Laguna Encantada.

 Antes do Valle Hermoso, passamos por diversas atrações. Começamos com a Laguna Encantada, uma pequena lagoa com um azul esmeralda brilhante, águas transparentes e muitas trutas. O guarda-parque da laguna nos explica tudo e repete algo que já havíamos escutado em Mendoza: todo o ecossistema andino da região está em risco, por conta do aquecimento global. Cada vez neva menos na cordilheira e isto significa que toda a água potável pode desaparecer. Mendoza está em crise hídrica há cinco anos – a cidade e os vinhedos estão ameaçados.

Laguna Encantada.

Depois da Laguna, passamos pelo Pozo de Animas, um buraco que parece o impacto de um meteoro, mas é a ação de cavernas e águas subterrâneas em solo arenoso.

Pozo de Animas.

Então chegamos em Las Leñas, que compete com Bariloche como a capital argentina do esqui. Como estamos no verão, a cidade (em verdade, um pequeno amontoado de hotéis – nada muito interessante. Bariloche é bem mais encantadora) está morta. Nora, a dona da pousada, definiu bem: em Las Leñas, tudo é mais caro, é uma espécie de balneário de ricos.

Berinjela Valente.
Mensagem do GPS: 4x4 Only Adiante - Berinjela feliz.

Passamos Las Leñas para chegar na grande atração do dia. E a primeira atração cinco estrelas da viagem. O Valle Hermoso é um vale para se chegar subindo uma estradinha de terra e rípio de uns 15km. A estrada passa ao lado de precipícios, pequenos rios, pedras e um cenário espetacular. O Berinjela ficou tão feliz que vamos dar um óleo novinho de presente quando chegarmos na concessionária Suzuki do Chile.

G triste no Valle Hermoso.
Pessoal #xatiado


Depois do ápice, na entrada do vale, ao alto, seguimos em zigue e zague até a base, circundado por montanhas de todos os lados, e onde há um camping em que eu queria acampar. A Lili também. Mas a Fran e a G não se entusiasmaram muito. Acho que elas viriam se estivéssemos em um motorhome. Talvez um projeto para o futuro, quem sabe.

Valle Hermoso!

Vídeo da Lili: passagem de rio com emoção.


Voltamos e mais uma janta do chef André: macarrão com legumes. O povo aprovou, mesmo eu não tendo todos os ingredientes. Descobrimos uma coisa sensacional da Argentina: queijo ralado com três ou mesmo quatro tipos de queijos. É espetacular. Outra liga de queijo ralado. Os vinhos nos ajudaram a decidir e celebrar ficar mais uma noite aqui (a do ano novo) e a dormir como anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário